domingo, 13 de abril de 2014

Sesc Amapá convida a sociedade em geral, a prestigiar a exposição: "PORTINARI trabalho e jogo"

EXPOSIÇÃO: PORTINARI trabalho e jogo
           Com o objetivo de facilitar o acesso ao público brasileiro aos acervos dos museus, o projeto Flash das Artes disponibiliza a visualização da reprodução fotográfica de pinturas, gravuras e desenhos do artista Cândido Portinari abordando o trabalho e o jogo. A exposição é composta por 25 imagens com técnicas variadas, e além de informação estética, esta é uma oportunidade para o público sonhar, viver suas fantasias e descobrir que trabalho e jogo podem se fundir num mesmo momento prazeroso.
O menino pobre de Brodowski, cidade do interior de São Paulo, colocou cores e formas em cenários tão reais que se transformam em obras de arte. A delicadeza do traço, a expressão marcante dos trabalhadores, as cenas rurais e as brincadeiras de crianças são parte integrante de suas criações.
O projeto estará possibilitando o trabalho formativo que convida o público a ter uma experiência prática por meio da releitura das obras a ser realizada na abertura, nos sábados, domingos e no enceramento da exposição, no turno da noite.

Vernissage: 17 de abril de 2014 as 19:00 horas.
Período de exposição: 17 de abril a 30 de maio de 2014.
Local: Amapá Shopping Garden
            Horário: 10:00h as 22:00

Carla Cambraia
Técnica de Artes Visuais 
Sesc Amapá

terça-feira, 1 de abril de 2014

Projeto do deputado Charles Marques garante assistência aos autistas amapaenses


Al aprova benefícios aos autistas

Dois dias antes das comemorações pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece nesta quarta-feira, 2 de abril, os autistas amapaenses ganharam um presente. Sob os olhares de alguns membros da associação de autistas do Amapá, a Assembleia Legislativa (AL) aprovou nesta segunda-feira (31) por unanimidade projeto de Lei de autoria do deputado Charles Marques (PSDC), que obriga o Estado a proporcionar tratamento especializado, educação e assistência especificas a todas as pessoas com espectro do autismo no Estado do Amapá, independentemente de idade. No Brasil, estima-se que haja 500 mil pessoas com autismo. A maioria, do sexo masculino. “Se tiverem oportunidade, eles aprendem a ser mais pacientes, a conviver melhor, a repartir. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances eles terão de conviver com a sociedade”, defende Charles Marques. Os primeiros sinais do autismo, como o isolamento, dificuldade para falar e movimentos repetitivos aparecem lá pelos 2, 3 anos de idade.

De acordo com o projeto é obrigação do Estado a manter unidades especificas para atendimento a essas pessoas através de convênios, parcerias com a iniciativa privada, terceiro setor de acordo com a Portaria/GM 1635, de 12 de setembro de 2002, do Ministério da Saúde, e dissociadas das unidades com estas finalidades. O projeto assegura ainda que os recursos necessários para atender os serviços serão provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
No texto, o parlamentar ressalta a obrigatoriedade do Governo do Estado em “prestar assistência à pessoa com autismo e outro transtorno global do desenvolvimento, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID), incluindo a realização de diagnóstico precoce, já entre 14 e 20 meses de idade” para a devida intervenção e adaptação ao ensino.

Também ficará a cargo do Poder Executivo criar o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) com leitos específicos para a permanência provisória de portadores de autismo e outro transtorno do desenvolvimento. Por conta disso, para garantir um atendimento diferenciado, o governo terá que promover o treinamento e a capacitação de profissionais pertencentes ao quadro do funcionalismo público.

As causas ainda são desconhecidas pela ciência, sabe-se que a disfunção cerebral pode ser genética. Mas muito ainda precisa ser pesquisado.  De acordo com os psiquiatras muitas das vezes, o diagnóstico demora de quatro a cinco anos, porque existem poucos profissionais bem treinados. “O mundo que os rodeia está sempre buscando explicações, justificativas sobre o jeito de ser de tantas crianças, jovens e adultos. Mas uma certeza existe: neste universo, há espaço de sobra para a sensibilidade, à delicadeza e, em muitos casos, para um talento invejável”, frisou o deputado. Em março de 2013 o Ministério da Saúde lançou uma cartilha para ajudar os médicos a identificar o autismo o mais cedo possível.

Para garantir a sanção governamental, o deputado garante que o PL não irá onerar as despesas do Estado. Os gastos – conforme o projeto – serão bancados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o que determina a “Portaria/GM 1635, de 12 de setembro de 2002, do Ministério da Saúde, além de outras fontes disponíveis e passíveis de investimentos nesta área de atendimento”.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Diretor do Decom - Cleber Barbosa
Texto - Everlando Matias | Foto - Jaciguara Cruz

Manaus realiza o VI Colóquio de fotografia


VI COLÓQUIO DE FOTOGRAFIA DE MANAUS
Tratamento x Manipulação
A Fotografia Entre Dois Extremos
DIA 5 DE ABRIL DE 2014 – 19H
LOCAL: SARAIVA MEGASTORE
MANAUARA SHOPPING
Mesa de debates com os fotógrafos:
Gedeon Santos
Raphael Alves
Carlos Navarro Infante
Anderson Yamada
Ana Claudia Jatahy
Clovis Miranda
IMPORTANTE
Leve fraldas descartáveis e latas de leite em pó
que serão doadas à uma entidade filantrópica
Realização: MBF Produções / A Escrita da Luz / RPCFB