terça-feira, 26 de março de 2013


Conselheiros de Saúde participam de capacitação




Nesta quarta-feira (27.03.2013), a partir das 8 horas, acontece no auditório do Sindsep – Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá a oficina de capacitação dos Conselheiros de Saúde, ministrada pela Conselheira Nacional de Saúde Eurídice Almeida destinada aos Conselheiros Estaduais, Municipais e gestores da saúde.

Durante a oficina serão abordadas as legislações que compõem o arcabouço jurídico direcionador e regulamentador das ações em saúde e controle social no Sistema Único de Saúde – SUS, nas instâncias federal, estaduais e municipais.

Esta oficina faz parte do planejamento da mesa-diretora do Conselho Estadual de Saúde do Amapá – CES-AP, presidida por Roberto Bauer que assumiu este ano o segundo mandato à frente do CES-AP. “Uma das nossas metas é promover a capacitação de todos os conselheiros de saúde, tanto estaduais quanto municipais e também os novos gestores que assumiram este ano as secretarias municipais de saúde no que concerne às novas leis que regulamentam o sistema público de saúde no País e as novas resoluções do Conselho Nacional de Saúde – CNS” – Informa o presidente.

Atualização do conhecimento
Enquanto os novos conselheiros e gestores de saúde serão capacitados durante a oficina, os antigos poderão receber atualização e assim, adequar as suas ações à legislação atual, como exemplo a Lei complementar 141 de 13 de janeiro de 2012, que Regulamenta o parágrafo 3o do artigo 198 da Constituição Federal que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde. Estabelecendo os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo e revoga dispositivos das Leis 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 8.689, de 27 de julho de 1993.

Ainda segundo Roberto Bauer – “É preciso que os gestores tomem conhecimento da legislação e respeitem o orçamento obrigatório para a efetivação do Controle Social além da sua responsabilidade quanto à apresentação dos relatórios de gestão”.

Em relação aos conselheiros, Roberto Bauer comenta que estes deixaram de ser apenas espectadores das ações dos gestores de saúde e passaram a ser responsabilizados solidariamente em caso de má gestão, uma vez que a legislação estabelece a análise, pelos conselhos de saúde, do planejamento e aplicação dos recursos. “Hoje os conselhos de saúde têm a obrigação de acompanhar a aplicação de verbas e fiscalizar as ações de saúde. Nada que se refira à saúde no Brasil pode ser executada sem que os Conselhos tomem conhecimento, dentro das suas respectivas esferas e deliberem a respeito” – Conclui o presidente do CES-AP.


Assessoria de Comunicação do CES-AP
Avenida Antonio Coelho de Carvalho, 932 - Centro - CEP: 68906-000 – Macapá/AP
Telefones: (96) 3223-3753 Fax: (96)3223-1706 comunica@ces.ap.gov.br
site: www.ces.ap.gov.br e-mails: conselho@saude.ap.gov.br / ces@ces.ap.gov.br
facebook.com/conselhoestadualdesaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário